sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Oficina de Inclusão digital



Foi realizado uma oficina de inclusão digital no XIII IFNOPAP & III Campus Flutuante "Belém insular: produtos, roteiros e propostas", de forma conjunta entre FAPESPA e PRODEPA, através do Programa Campus Flutuante da UFPA.

O evento, que foi aberto na última quarta-feira, 5, em Belém e, leva neste final de semana sua programação para as Ilhas das Onças e Cotijuba, respectivamente nos dias 07 e 08 de agosto. A participação da Fapespa será feita em parceria com a Prodepa, na realização da oficina intitulada “Inclusão Digital: Ferramentas colaborativas através da Internet, para uma Belém Insular”.

A primeira oficina vai acontecer em Cotijuba e, além de Alexandre Diniz, participaram como palestrantes Ednamar Corrêa e Clóvis Machado, representando a Prodepa.

Na ilha de Cotijuba, a primeira parte da oficina acontece das 10h às 12h e a segunda das 14h às 16h. No sábado, a oficina será repetida na Ilha das Onças, em horário corrido das 9h às 13h.


Os ministrantes da Oficina utilizaram a metodologia de trabalho em equipe para designar etapas para a criação de um blog (ferramenta de relacionamento social) que foi intitulado como “ilha de cotijuba”. Os trezes participantes inscritos foram distribuídos a partir de testes de habilidade em digitação, postura à frente do computador, fotografia com máquina digital, e maneira de descrever e narrar fatos ocorridos no momento do evento e ao seu redor.

Dos treze participantes inscritos, apenas quatro possuíam habilidades em digitação, assim como no acesso à internet e utilização de correio eletrônico. Os alunos demonstraram desde o início da oficina o interesse em utilizar os notebooks, assim como os computadores de mesa que foram disponibilizados pela oficina. A metodologia foi criar três equipes denominadas: Beta, Omega e Alfa. Sendo que, a Equipe Beta foi designada em criar, com a colaboração do ministrante da oficina, a estrutura do produto definido como blog; a segunda Equipe, designada como Omega ficou responsável em tirar as fotos do evento, assim como dos participantes, palestrantes e seus colaboradores. Já a equipe Alfa, ficou em laboratório para digitar e formatar os perfis dos alunos que foram compostos por variáveis do tipo: Gênero, Idade, escolaridade e, se os mesmos possuíam habilidade em informática, em acesso a internet, de onde é realizado este acesso e se possuíam conta de correio eletrônico: emails. Todos os participantes da oficina foram cadastrados em um provedor de conta gratuita de email para receber informações sobre o acesso e manutenção do blog construído como resultado desta oficina.

Um comentário:

  1. Que legal estamos aqui na ilha das onças. Gostamos muito de ver o blog...me chamo José Mailson tenho 12 anos estudo na escola Laurival Campos Cunha

    ResponderExcluir